domingo, 30 de junho de 2013

Corte das asas e unhas

Cortar as penas das asas deve ser feito principalmente para a própria segurança das aves.Depois de cortadas, é aconselhável apara-las  sempre que percebemos o crescimento delas, o ideal e que se apare de 3 em 3 meses.
Um bom corte de penas deve ser feito para manter seu pássaro saudável e também bonito.
Nem todo mundo sabe como cortar as asas de dua calopsita, podendo assim machuca-las e levando ao sangramento ou dores .


Devemos cortar apenas as penas de vôo,(asas primárias) pois logo acima dos pontinhos estão as asas secundárias. em caso de dúvidas o melhor a se fazer e leva-lá ao veterinário pois um corte errado de asas pode sangrar ou até mesmo danificar a asas e lembrem -se:
"Não há nada mais lindo que um pássaro voando livremente, nem nada mais terrível para um pássaro criado em cativeiro que perder o rumo de sua casa."

Aparando as unhas:
Se as unhas ficarem grande demais, elas podem se machucar ou acabar machucando você!
As lixas coladas nos poleiros podem acabar machucando as peles dos  pezinhos de sua calopsita, então o ideal e cortar as pontinhas das unhas com cuidado para não cortar os vasos sanguíneos.


A maneira mais garantida é lixar as unhas com lixas normais.Só lixar um pouquinho e com cuidado. Se sua ave não ficar quieta é so enrola-la numa toalha macia e deixar só os pezinho de fora. Pegue unha por unha com cuidado para nao machucar os ossinhos dos dedos e lixe as pontinhas.Peça ajuda a um amigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário